No Espaço
No espaço Mar de Espanha MG ANO I Nº 03 Maio/2020
Órgão de Imprensa do Espaço Cultural Falabella Palavra do Presidente
Por: Rafael Rezende Bertone da Costa As Lives do Espaço no Instagram
Ainda estamos vivendo dias de isolamento devido à pandemia do Covid19. Nesse momento, a internet nos ajuda a conectar com familiares e amigos. O Espaço não fez diferente, criou uma programação semanal com lives no Instagram para levar até nossos amigos, colaboradores e admiradores um pouco de arte, cultura, história e memória de Mar de Espanha. Nossa live acontece todas as quintasfeiras, a partir das 19 horas, e a cada encontro, uma pessoa é convidada para conversar comigo. Tive a honra de receber na primeira live (09/04) a diretora de Patrimônio do Espaço e Mestra em Conservação e Restauro, Tamara Nunes Pereira, que deu uma aula sobre o que é patrimônio cultural e qual a importância de preservalo. Na oportunidade, conversamos também sobre o ressignificar a história. Na segunda live (16/04) recebi a educadora patrimonial Mônica Fonseca Alves Ferreira, que trouxe seus conhecimentos sobre o Patrimônio Imaterial e nos ensinou sobre a imaterialidade em tempos de isolamento social. Disse também a importância das histórias, tradições e crenças pessoais. Citamos a Festa do Divino, no distrito de Saudade, como exemplo da imaterialidade em nosso município. Nossa terceira live precisou ser realizada na quartafeira (22/04), quando recebi o Mestre em Música, Sargento do Exército e Coordenador Pedagógico da Banda e Coral 24 de Setembro Tiago Ferreira, num momento histórico o perfil das duas instituições culturais de nossa cidade estava transmitindo nosso encontro, foi muito bonito e enriquecedor ver que nossa parceria continua até em épocas áridas como esta. Tivemos a oportunidade de conhecer os músicos do passado e ouvir as canções que fazem parte de nossa história, como o Hino do Centenário e o Hino de Nossa Senhora das Mercês. Recebi em nossa quarta live (30/04) a Coordenadora do Departamento de Cultura e Turismo de Mar de Espanha Marcela Ferreira do Valle , que falou sobre os Patrimônios Tombados e Registrados de Mar de Espanha, a importância do Conselho Municipal de Cultura, as ações do Departamento e os bens que poderão ser tombados. As lives seguem no mês de maio, participe!
CAUSOS Por: Dalva Soares
Sala de Visita
Passava e também escutava sussurros, assovios, gargalhadas, choro,gemido, tropeço, passadas, viradas, beijos, rumores, dores, fofocas, notícias,recomendações, intervenções, lições, mentiras, verdades, saudades.A gargalhada da Sonia parecia não ter mais fim. E a rizada da Elzinha?Ninguém ri igualzinha. O sorriso da Noeli, mais alegre nunca vi. A alegria daRegina, conte até três na esquina. A Rita quando ri, a turma faz xixi. A Lúcia quando ri, parece que contagia. A felicidade da Claudia ao tocar violão, quanto prazer, que afinação! O ouvido escutava, escutava… Declarações de amor, pega na mão! Escutava tramas e traições, a vida dos outros estava ali, solta, para quem quisesse ouvir, corria solta, tudo aberto, tudo livre. Segredos que duravam segundos, pois a vida era mais feliz para todo mundo. Tudo ao som da música no autofalante, colocado pelo Dadinho no centro da passarela do jardim. E alinguagem do momento: Paz e amor, bicho. Poxa, caramba! Mar de Espanha está bom pra dédeu.Gargalhada geral.
Uma névoa de cheiros rastreava o ambiente: eram cheiros suaves,gostosos, inebriantes, perfumes de alfazema, cachemire bouquet, Fleur derocale, Lancaster, vivre, azarro, Caron, cabochad, paco rabane, Hora íntima,calandre, contoré, e o mais intenso para mulheres, o perfume ópium opulência,decadência, sensualidade ostensiva. Este cheiro era sentido nas madames da praça e nas damas que passavam na rua de baixo. Tudo isso misturado ao cheiro da pipoca do Zezinho, que os grandes e dos pequenos sacos se expandiam com o queijo frito. Quando dava buraco entre o ir e vir, podia contar que era peidorreiro disfarçado.E o sabor então? Em qualquer ocasião eram as cocadas de dona Ivete, da caçarola de coco e queijo e os picolés do Tãozinho, de limão, de uva, de groselha, abacaxi, creme holandês, creme, chocolate e coco. O que mais gostava era o de coco, aliás, a metade do picolé era coco mesmo. Às vezes pensava em dizer a ele que poderia diminuir o coco, para render mais, só que minha gulodice era maior e deixava por isso mesmo. Diziam que havia um picolé de vinho: Maravilhas de São Roque. Este eu nunca provei. E tudo era mais ou menos assim. Às 18:00, a oração da Ave Maria na matriz, e o padre sapecava uma missa. Então, passava a vigorar o som do jardim.
Ontem e Hoje Por: Prof. Júlia Miranda
Covid19 e seu desdobramento na educação básica O Covid19 vem traçando um novo cenário na educação contemporânea, a Escola até então principal espaço voltado para o processo de Ensinoaprendizagem se vê impossibilitada de atender nossos alunos e alunas. Com o processo de globalização e o uso cada vez maior de tecnologia em nosso dia a dia a escola pública, tanto municipal como estadual já vinha se mostrando incapaz de atender e acompanhar os avanços tecnológicos, grande parte de nossas escolas apresentam salas de informática (com número de computadores inferiores ao de alunos por turma), sala de multimídia, data show e internet de baixa qualidade, essa defasagem tecnológica faz com o docente utilize os tradicionais métodos de ensino. Neste momento em que o espaço da escola não pode ser o palco da prática de Ensinoaprendizagem tornase necessário reinventar a forma de construir o conhecimento, as diferenças sociais se tornam visíveis, até então minimizadas pela gratuidade do material (principalmente os livros) disponibilizado pelo governo para as Escolas Públicas, o que nos deixava com a falsa sensação que todos tem acesso a educação de forma igualitária. Diante das recomendações da OMS o distanciamento social é o caminho mais seguro para evitar a disseminação do coronavírus, a tecnologia de informação tornouse o caminho para fazer com que a troca de experiências educacionais entre docentes e discentes se faça
possível, o grande entrave para que o processo de Ensinoaprendizagem são as grandes diferenças sociais e econômicas, vem a tona neste momento o baixo investimento dos governos na educação básica. Cada setor governamental busca paliativos para esse momento, a educação municipal disponibiliza material impresso aos alunos e o governo do estado vem se organizando para oferecer aulas virtuais, EAD (Educação a Distância) aos estudantes. Embora a intenção seja “cercada de boas intenções” sabemos que grande parte dos estudantes não possuem um lugar adequado dentro de casa para realizar as atividades (mesa, luminosidade, silêncio, entre outros) e alguém com quem possa contar para realizar a leitura e ensinar as atividades propostas, o que nos permite concluir o quão seletivo a educação se apresenta em nosso município e estado. O grande desafio e talvez o maior deles é enfrentado pelos docentes que precisam reinventar a forma de transmitir os conhecimentos, lidando com aparatos tecnológicos sem que os governos ofereçam cursos de formação para que a qualidade do material produzido atenda a necessidades dos discentes. É esperado que após a pandemia, novas políticas públicas sejam pensadas para a educação básica de forma que as desigualdades sejam reduzidas. Investir em educação básica tornouse indispensável, deve ser prioridade de prefeitos e governadores cursos de formação para docentes e investimento em tecnologia para que os discentes tenham acesso as tecnologias de informação.
Poesia Por: Prof. Vera Barino
AH QUE SAUDADE!! DESTA ESCOLA TÃO QUERIDA, PAIS,CRIANÇAS ,PROFISSIONAIS ESCOLA CHEIA DE VIDA. AGORA TUDO QUIETO MAS IMPONENTE INSTITUIÇÃO BREVE ,BREVE VOLTAREMOS “IMPONENTES “NA DEDICAÇÃO.
IMBUIDOS NO MESMO OBJETIVO QUEREMOS LOGO VOLTAR MAS NOSSA PREOCUPAÇÃO SÃO VIDAS RESGUARDAR. POR ISTO NESTE MOMENTO PRECISAMOS NOS ISOLAR PARA QUE NUM FUTURO PRÓXIMO POSSAMOS NOS ABRAÇAR.
FIQUE NOSSA ESCOLA QUERIDA NO SILÊNCIO DESTES DIAS NOS AGUARDANDO IMPONENTE PARA DIAS DE APRENDIZAGEM E ALEGRIA! (Professora do Ensino Fundamental da E.E.Estêvão Pinto) #JUNTOSSOMOSMAIS #UNIDOSPORUMAEDUCACAODEQUALI DADE
Coluna Social
Parabenizamos mais uma vez o Paróco Padre Anderson, que passou pelas ruas de nossa cidade com as imagens de Nossa Senhora das Dores e o Senhor dos Passos , durante a Semana Santa.
> As celebrações da Semana Santa foram transmitidas pelo Facebook da Paróquia. > As lives que estão acontecendo no Instagram do Espaço estão alcançando pessoas de diversos lugares. Sucesso Absoluto!
> A arquiteta Angelina Nardelli (Bisneta de Vicente Nardelli) lançou no dia 21/04 o documentário “60 olhares sobre Brasília”, em comemoração ao aniversário de 60 anos da Capital Federal. Vale a pena conferir!
>O Departamento de Cultura e Turismo de Mar de Espanha, através da Coordenadora Marcela do Valle, firmou parceria com o Espaço para a realização do projeto “Nossa Gente”, que terá como objetivo a divulgação da história de personalidades históricas de nosso município. Acompanhe em nossas redes sociais.
> As Confecções JML e LINHARES fizeram dações de máscaras para a população de nossa cidade. Parabéns pela atitude! >Atenção: Até o fechamento desta edição a cidade de Mar de Espanha contabilizava 07 casos confirmados e 10 suspeitos da Covid19.
Ajude a Campanha “AMIGOS DO ESPAÇO” Adquira seu carnê em nossa Casa de Cultura. Sua Contribuição é muito importante para manter a Cultura de nossa cidade.