Turismo

Principais atrativos turísticos de nossa cidade...

 

Image 02


TURISMO:

 

O município de Mar de Espanha aposta em seu variado potencial turístico, que vai da pecualiaridade do nome até as belas cachoeiras e fazendas do ciclo do café, para continuar atraindo visitantes.

 

-Santuário Nossa Senhora das Mercês

-A construção da atual Igreja Matriz, obra da Irmandade de Nossa Senhora das Mercês de Mar de Espanha, teve início entre 1872 e 1873 sendo concluída em 1886. A imponente igreja com uma única torre central guarda em seu interior imagens trazidas da Alemanha, assim como o altar-mor e a escada de madeira em caracol que dá acesso ao coro. A benção da nova Igreja aconteceu no dia 23 de setembro de 1886 sendo celebrada no dia seguinte a primeira missa. A Matriz de Nossa Senhora das Mercês foi abençoada e designada pelo Papa João Paulo II como Santuário de Nossa Senhora das Mercês, sendo um dos quatro santuários dedicados a santa no Brasil. Em setembro de 1986 a Matriz completou um século de existência. Antes dela já havia existido, mais ou menos no mesmo local, outras duas igrejas dedicadas a mesma santa. Sobre a primeira capelinha de barro batido e caiada de branco não existem muitas informações, o que se sabe é que ela já existia em 1820. A segunda igreja, primeira Igreja Matriz de Mar de Espanha, foi obra de Custódio Ferreira Leite, o Barão de Aiuruoca. Construída entre 1832 e 1840 permaneceu com acabamento incompleto até que em janeiro de 1872, a Câmara pediu às autoridades eclesiásticas que não realizassem mais ofícios religiosos em virtude da ameaça que ela oferecia a integridade física dos fiéis. A passagem de Dom Orione entre agosto de 1921 e janeiro de 1922 foi outro acontecimento marcante na vida religiosa de Mar de Espanha. São Luiz Orione fundou no município a Ordem dos Filhos da Divina Providência, os orionitas, e das Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade. Em 16 de maio de 2004, aconteceu a cerimônia de canonização de Dom Orione feita pelo papa João Paulo II. Em 4 de setembro do mesmo ano, Mar de Espanha recebeu relíquias do santo que estão guardadas no Santuário de Nossa Senhora das Mercês.

-Igreja de Santa Efigênia

-A Igreja de Santa Efigênia localizada no ponto mais alto do morro de mesmo nome, foi inaugurada em 1891, sendo construída pelos devotas da santa, na maioria negros e mulatos. Sem muitos adornos a igrejinha em estilo barroco com paredes de pau-a-pique tem apenas uma torre e um altar. Hoje, após muitas reformas e intervenções já não guarda todas as características originais.

-Igreja do Rosário

-A Igreja do Rosário construída em 1886 era freqüentada por brancos livres e pobres, ditos remediados que moravam a sua volta e não podiam freqüentar a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Mercês, pois esta era reservada à elite.

-Sítio Arqueológico

-Localizado em Córrego de Areia, o sítio arqueológico guarda diversos artefatos como machadinhas e cerâmicas, além de uma gruta com pinturas rupestres datadas de aproximadamente 10.000 anos atribuídas aos Índios Puris. Em 2001 o Núcleo de Pesquisas Arqueológicas do Alto Rio Grande fez o primeiro relatório de visita ao sítio arqueológico encaminhado ao IPHAN e ao IEPHA.

-Cachoeira da Bocaina

-A Cachoeira da Bocaina localizada na antiga fazenda de mesmo nome, está situada à 7 Km de Mar de Espanha. Em 1908, começou a ser construída na fazenda uma usina hidrelétrica, o projeto foi abandonado, mas permanece no local resquícios da obra. Atualmente a propriedade oferece serviço de hospedagem em 12 chalés com suíte e TV. A estrutura conta ainda com bar e restaurante self-servive, estacionamento, piscinas para adultos e crianças, bar molhado, cavalo e charrete para passeio, quiosques, churrasqueiras e local para a pesca.

-Cachoeira do Enio

Está localizada a 19 quilômetros do centro de Mar de Espanha sentido localidade de Córrego de Areia. O acesso é feito por estrada não pavimentada. Os meses de maior visitação são dezembro, janeiro e fevereiro. A cachoeira está localizada dentro de uma propriedade particular, mas é permitida a entrada gratuita de visitantes.

A Cachoeira da Fumaça

Se localiza no distrito de Saudade e fica a aproximadamente 15 quilô­metros do centro de Mar de Espanha, e a Cachoeira Estevão Pinto, que se encontra na localidade de mesmo nome, fica a aproximadamente 6,5 quilômetros do centro de Mar de Espanha.

-Cachoeira do Pedro Duim

Possui opção de lazer como campo de futebol e bar.
Localização Rodovia MG-126
32 9937 1017
Funcionamento: Aberta das 8 às 17 horas

-Cachoeira do Estevão Pinto

Está localizada a próxima a cidade de Mar de Espanha sentido distrito de Saudade. O acesso é feito por estrada não pavimentada. Os meses de maior visitação são dezembro, janeiro e fevereiro.

O Vale da Minerva
Se encontra na localidade de mesmo nome. O vale possui um panorama bastante atraente.

Severino's Bar:

Localizado na localidade de Córrego de Areia a 7 km do centro de Mar de Espanha, Severino's Bar é um sítio com restaurante self-service, hospedagem em alojamentos, piscina naturais, trilhas para caminhadas e passeios clclísticos. Ainda se encontram rochas grampeadas para a prática de escalada, o que têm atraído montanhistas de cidades como Rio de Janeiro e Juiz de Fora.

O sítio arqueológico da “Princesa”

Provável nome em virtude da visita desta, aos 82 anos de idade, localiza-se em Córrego de Areia distando em torno de 17 quilômetros do centro da cidade. Com aproximadamente 50 metros de extensão, contém pinturas rupestres, aparentemente vinculadas à Tradição São Francisco.

-Estação Ecológica

-Localizada no centro da cidade, a Estação Ecológica de Mar de Espanha, propriedade do IEF (Instituto Estadual de Floresta), possui aproximadamente 220 hectares, parte da reserva é formada por Mata Atlântica nativa e outra parte por sub-bosques e áreas de reflorestamento. Entre as espécies animais é possível encontrar pacas, tatus, jaguatiricas e aves como sabiás, pica-paus e tucanos. A facilidade de acesso permite uma constante visitação à reserva, onde também existe um viveiro de mudas. No viveiro são produzidas centenas de mudas de espécies nativas e exóticas como o eucalipto. No local onde hoje é a Estação Ecológica funcionou até 1947 o Instituto Bueno Brandão, sendo neste mesmo ano transformado em Horto Municipal. Em 1962 passou para a administração do Instituto Estadual de Floresta. A partir de 1974 foi transformado em reserva biológica, local onde não é permitida a visitação pública. Em 1994 tornou-se Estação Ecológica, portanto, aberta a visitação. O local hospedou São Luiz Orione quando este esteve por duas vezes em Mar de Espanha passando alguns meses no município.

-Parque Dr. José Francisco Schettino - Jardim Central

-O Jardim central, como é conhecido pela população, foi construído por volta de 1900 sendo reformado em 1926 na gestão do Presidente da Câmara Dr. José Francisco Schettino. Para a realização da polêmica e grandiosa obra foram contratados os serviços da firma paulista Dierberg e Cia., que ficou com a responsabilidade de reestruturar o projeto paisagístico do parque. O antigo parque foi demolido e muitas árvores arrancadas, tudo para possibilitar o nivelamento do terreno. A obra foi executada por trabalhadores da própria cidade. Em 23 de setembro de 1984, o parque que até então denominava-se "Agostinho Côrtes” teve seu nome modificado para "Parque Dr. José Francisco Schettino", em homenagem ao seu idealizador. Em 2001, ano do sesquicentenário do município o parque passou por mais uma revitalização, foi colocada uma nova fonte muito parecida com a que existia em 1926, os bancos foram reconstruídos e os canteiros refeitos.

-Estação Ferroviária

Rodoviária de Mar de Espanha, construída inicialmente com a função de Estação ferroviária em 22 de março de 1911 e ligava Mar de Espanha a estação de São Roque, atual Pequeri. Foi o mais importante meio de transporte daquela época para escoamento da produção de blocos de mármore, leite, caolim e passageiros. Funcionou por mais de meio século até a sua desativação em 1965. Os trilhos foram retirados com o tempo, mas a antiga estação permanece presente no centro da cidade com suas car­acterísticas arquitetônicas resistindo aos intempéries, inclusive a grafia do nome da cidade na fachada lateral esquerda.

 

A Casa das Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade

Possui na sua história a visita do então canonizado Dom Luis Orione, “Santo de Mar de Espanha”, propriedade privada que no momento encontra-se fechada. Está localizada na rua Senador Cortes.

-Alambique Calambau

-Igreja do Corrego de Areia

 


Fotos

Image 04

Cachoeira do Pedro Duim

Image 02

Cachoeira da Bocaina

Image 03

Ponte de Ferro.

Copyright © 2020  Mar de Espanha Online